sexta-feira, 4 de março de 2016

Sopa de miso

Olhem só que maravilha esta sopa! Ai...e há tanto para dizer sobre este caldinho de miso que eu nem sei por onde começar! :P
O miso ou missô, para os que não conhecem, tem na sua origem o Japão e resulta da fermentação de cereais (trigo, soja, arroz...vai depender do miso que comprarem...sim porque há vários tipos!)...e, o que é que eu já vos disse sobre os produtos fermentados!? É que são maravilhosos para o sistema digestivo, são probióticos! O miso é super completo, um excelente desintoxicante no organismo e faz maravilhas pelo vosso corpo! Portanto, quem ainda não provou...vai já meter esta receitinha na lista de receitas a fazer! 
O sabor da pasta de miso, é algo peculiar (mais forte o sabor quanto mais escuro for o miso)e salgado, mas muito saboroso. Apesar da embalagem ser um pouco cara, rende-vos imeeeenso tempo e podem utiliza-lo em várias coisas: sopa (o uso mais comum), molhos, temperos e até sobremesas! Com o tempo vou ajudar-vos a dar uso a esta pequena maravilha! :)
O caldinho de miso é mesmo muito fácil de fazer...só têm que meter a água a ferver e juntar 1 colher de miso por pessoa. Mas, meus amores, há uma peculiaridade que não vão querer esquecer para poderem obter todos os benefícios deste alimento: Não podem deixar ferver o caldo, caso contrário, as enzimas que costumam actuar vão inactivar-se!
Eu guarneci o caldinho com uma combinação de ingredientes super equilibrada e saudável. Ora vejam lá se não tenho razão: os cogumelos são aquele ingrediente óptimo que dispensa apresentações; os noodles de courgete (ou zoodles) e cenoura crus, que acabarão por cozinhar no caldinho quente que lhe juntam, e os espargos... contribuirão para a porção de legumes que devem comer diariamente; as batatas doces dão-vos alguns carbohidratos complexos; e o ovinho que vos trará proteína completa! 
Depois é só apreciarem, descontraidamente, esta sopinha tãaao aconchegante e deliciosa! 





Ingredientes

♥ Chips de batata doce

♥ 3 ovos cozidos

♥ Noodles de 1/2 courgete e 1 cenoura (cortados em Juliana)

♥ Para os cogumelos e espargos
1 cebola
1 fio de azeite
½ colher chá alho em pó
Mix de cogumelos (usei shitaki, pleurotos e Marron)
1 colher de chá de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de mel
Tomilho (1 colher de chá)
Sal e pimenta preta para temperar
Espargos

♥ Para o caldo de miso
Por cada litro de água, 3 colheres de chá de pasta de miso (Usei Mugi Miso)

Raminhos de salsa

♥ Sementes de sésamo pretas



Preparação

 
Comece por fazer as chips de batata doce no forno (receita aqui) e meter os ovos a cozer.


 Agora comece a tratar da mistura de cogumelos e espargos. Comece por cortar uma cebola em meias luas finas, regue com um fio de azeite virgem extra e tempere com um pouco de sal, pimenta e alho em pó. Deixe cozinhar até que a cebola comece a amolecer. 

 De seguida junte os cogumelos, o vinagre, o mel e o tomilho. Deixe cozinhar um pouco (5 minutos) e reajuste temperos. 

 Finalmente quando a mistura da cebola com os cogumelos estiver feita, coloque tudo num canto da frigideira e adicione os espargos na região vazia da frigideira. Tempere os espargos com sal e pimenta e deixe-os cozinhar (durante uns 5 minutos) no molhinho da cebola com os cogumelos.

 Agora chegou a altura de cortar os noodles de cenoura e courgete com um cortador de juliana. 

 Já está? Então passe ao caldo de miso: coloque 1 litro de água ao lume e assim que estiver a ferver, retire um pouco de água para uma chávena, adicione a pasta de miso e mexa até que esta se dissolva. Junte á água que estava a ferver, diminua o lume e pouco antes de começar a ferver, apague o lume e sirva imediatamente!

 Para o empratamento: Coloque todos os ingredientes, excepto o miso na tigela onde vai servir (os noodles, os cogumelos com a cebola, os espargos e as chips de batata doce) e adicione o caldo de miso bem quente por cima destes ingredientes. Adicione o ovo cozido cortado ao meio, regue com salsa e sementes de sésamo pretas e sirva este caldo tão reconfortante.


PS: Para os mais ousados, esta é uma excelente forma de começar o dia...experimentem introduzir este caldinho ao pequeno almoço!

Sem comentários:

Enviar um comentário