segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Açores |Terceira e Faial|

Decorria Junho. Fins! O exame do internato estava feito e impunha-se uma vontade imensa de descansar. Na bagagem, um convite irresistível: visitar o amigo que tinha ido para os Açores fazer um estágio!
E pronto, resolvida, lá fui eu!
Destino oficial: Pico! Pelo caminho, um passeio pela Terceira e um dia bem passado no Faial completaram o plano de festas!

E eu sei...na vossa cabeça já vos ocorre "E São Miguel?". Não fui e sem dúvida que um dia tenciono ir! Mas por agora só vos digo que simplesmente amei amei amei o que vi por onde andei e que vale imenso a pena conhecer as outras ilhas, para além de São Miguel!

Fui 6 dias. O tempo certo! E aquilo que eu pensei que seria uma viagem sem grande coisa para ver, fazer e conhecer tornou-se uma completa surpresa com tanto para desfrutar!

A Terceira não estava nos planos! Seria apenas um ponto de escala bem em jeito de passagem...mas a TAP trocou-me as voltas e não me fez a reserva Terceira-Pico! Resultado: 1 dia na Terceira que acabou por se traduzir numa ida ao Monte Brasil com uma vista imensa para a baía e um belo passeio por Angra do Heroísmo, onde estavam, nessa altura, a decorrer as festas da cidade. 


- Angra do Heroísmo -












Angra é a cidade mais importante da Terceira e foi considerada património mundial da humanidade pela UNESCO. Fui do aeroporto até à cidade de taxi (ficou 30€ para cada lado), já que não havia grandes opções de transportes públicas. Depois por Angra andei a pé! Devo dizer-vos que as ruas são absolutamente amorosas e pitorescas!














- Jardim Duque da Terceira, no centro de Angra do Heroísmo -













- Monte Brasil -







A estadia ia ser no Pico durante os 6 dias e portanto no fim do primeiro lá voei até ao destino final!

2º dia! Era fim de semana, dia de ir visitar o Faial!
A travessia Madalena(Pico)- Horta(Faial) fez-se de barco. É um percurso super agradável, barato (já não me recordo bem mas é à volta de 3€ para cada lado) e rápido (cerca de 30 minutos). O único inconveniente é que só há uns 3 barcos por dia para cada lado. 
Por lá andámos de carro! Claro que tivemos que visitar o Vulcão dos Capelinhos, o Farol da ponta dos Capelinhos e a Caldeira do Faial. Pelo caminho toda uma paisagem deslumbrante.


- O ferryboat que faz a travessia de veículos e passageiros Pico-Faial -



- A vista do barco, do lado da Madalena -













- A vista do Barco, à chegada ao Faial -





Fomos almoçar ao Canto da Doca. Adorei! Um conceito muito engraçado e diferente! É que para a frente de cada pessoa vai uma pedra aquecida durante mais de 1 dia, em fornos que estão constantemente a funcionar. A ideia é cada um cozinhar o seu peixe e a sua carne (e que eram simplesmente divinos) na sua pedra. No percurso uma bela conversa com muita calma, um belo vinho e os acompanhamentos e temperos completaram o que foi no mínimo um almoço super agradável. 
Recomendo!





- Um passeio a pé pela Horta, Faial -





- Vulcão dos Capelinhos -

O Vulcão dos Capelinhos, também conhecido pelo mistério do Capelinhos, é provavelmente a maior atracção do Faial. Situado no capelo, este vulcão entrou em erupção há 60 anos atrás, estando esta erupção activa durante 13 meses. Durante esse tempo foram muitos os terrenos agrícolas destruídos, causando um êxodo populacional enorme com a aprovação do "Azorean Refugee Act" que autorizava a emigração dos açorianos para os EUA no contexto desta catástrofe natural.
Actualmente este ainda se considera um vulcão activo já que continua a libertar água e gases tóxicos a elevadas temperaturas, pelo seu respiradouro!
O Farol dos Capelinhos, um dos edifícios sobreviventes da erupção é hoje um miradouro, até onde se pode subir e desfrutar de uma vista imensa.














A saga de conseguir a foto de grupo com temporizador na máquina. Até que não ficámos nada mal! xD



- A caminho da Caldeira do Faial... e as Hortênsias tão típicas-










- Caldeira do Faial -

"Uma enorme cratera de um vulcão extinto que esteve na origem da ilha, com cerca de 2000 metros de diâmetro, 400 metros de profundidade e sete quilómetros de perímetro. Uma marca impressionante na paisagem, composta por uma imensa cova coberta de verde, com uma pequena lagoa no fundo, que se entrevê no meio do nevoeiro quase sempre presente."








 Já no fim do dia, antes do regresso ao Pico, ainda houve tempo para conhecer um dos bares mais emblemáticos da Horta e beber uma Kima, um sumo de maracujá típico Açoriano. O Peter Café Sport de paragem obrigatória é um autentico museu de emblemas, bandeiras e recordações progressivamente deixados pelos iatistas.

"Se velejares até à Horta e não visitares o 'Peter Café Sport', não vistes a Horta na realidade" 





E pronto, lá regressámos à Madalena, já ao fim da tarde! Claro que ainda vos tenho muito para mostrar e contar (ou não fosse o Pico ainda mal ter aparecido por aqui!!!), mas deixo isso para amanhã. Pode ser?


Sem comentários:

Enviar um comentário