sábado, 17 de dezembro de 2016

Panacotta de Frutos Vermelhos |Vegan| pra um convite ♥

Bom dia sábado bom.
Hoje tenho para vocês uma receita bem especial...é que gosto muito de Panacotta e a verdade é que acho que faz um figurão como sobremesa...é aquela apresentação que nunca falha, sabem?
Para quem não sabe, a Panacotta é um género de pudim que fica bem branquinho, com uma textura entre o cremoso e o gelatinado e cujas origens remontam à região de Piemonte na minha adorada Itália. A receita tradicional é super básica: leite, natas, açúcar e gelatina e pode ser servida sozinha ou com uma compota a gosto.

Ora, há bem pouco tempo recebi um convite, pela querida Mónica do Amor pra sempre, uma página linda (e que já namorava há um tempo sem a Mónica saber) associada à organização de casamentos(vão lá espreitar, vão derreter-se com a beleza dos conteúdos e das fotografias), para fazer uma sobremesa bem natalícia e deliciosa. A escolha ficou completamente ao meu critério..então pensei porque não fazer a minha versão vegan de Panacotta, sem lactose, sem açúcar refinado e muito mais saudável.
Esta receita já a tinha feito o ano passado, para a nossa consoada, com compota de frutos vermelhos caseira e foi um sucesso! Portanto, porque não fotografá-la e partilhá-la com vocês com Amor pra sempre!? 




Ingredientes (Faz 4 panacottas)

♥ Para a panacotta
1 colher de chá de agar-agar
2 colheres de chá de amido milho
1 lata (400ml) de leite de coco light (ou outro leite vegetal caseiro que goste)
2,5 colheres de sopa de geleia de arroz
1 colher de chá de extracto de baunilha
3 casquinhas de limão

♥ Para a compota de frutos vermelhos
300g de frutos vermelhos congelados
1 colher de sopa de sumo de limão
150g de geleia de arroz
2 colheres de sopa de açúcar mascavado

♥ Para decorar
Frutos vermelhos frescos (usei cerejas, framboesas e mirtilos)
Folhas de hortelã










Preparação

♥ Comece por confeccionar a compota. Coloque os frutos vermelhos, o sumo de limão, a geleia de arroz e o açúcar mascavado num tacho e misture.  Leve ao lume, mexendo de vez em quando, tendo o cuidado de não deixar agarrar ao fundo do tacho, até que parte da água se tenha evaporado. Quando tiver uma textura mais espessa, de compota, apague o lume e reserve. Deixe arrefecer.

 Enquanto tem a compota ao lume, prepare as Panacottas. Numa taça coloque o agar-agar e o amido de milho e misture com uma colher. Agora, pouco a pouco, vá juntando o leite vegetal, de modo a dissolver o conteúdo da taça e sem ficar com grãos. Transfira esta mistura para um tacho e junte as cacas de limão, a geleia de arroz e o extracto de baunilha. Leve ao lume, mexendo sempre. Deixe a mistura engrossar um pouco, devendo ferver pelo menos uns 5-6 minutos (caso contrário a acção gelificante do agar-agar não será activada). Retire do lume e distribua por taças. Leva ao frigorífico para solidificar (o ideal será de um dia para o outro).

 Finalmente chegou o momento de empratar! Desenforme cada Panacotta para um prato e cubra com a compota. Decore com frutos vermelhos ao seu gosto e uma folhinha de hortelã e está pronto a comer e chorar por mais. Bom apetite.

NOTA: Eu utilizei leite de côco light bio, sabor esse que se sentirá ao saborear a Panacotta. Caso não seja apreciador de côco, sugiro-lhe o uso de um outro leite vegetal que goste, de preferência caseiro (sugestão de leite vegetal caseiro que adoro: Leite de Macadâmias).










♥ Obrigada Mónica. Sabe tão bem receber desafios destes. ♥

Sem comentários:

Enviar um comentário