terça-feira, 1 de novembro de 2016

Creme de lentilhas |E 10 meses de Santarém ♥|

10 meses! 10 meses de recomeço! 10 meses de cidade nova, profissão nova, pessoas novas...! 10 meses de Santarém! 10 meses de vida nova! E agradeço tanto o tanto que cada um destes "novas" significa! 
E eu sei que recomeços dão trabalho! Mas às vezes é neles que está o reequilíbrio do nosso ser! :) Grata!
Ora...entre jantaradas com amigos, daqueles bons que deixam a marquinha no ♥, uma das coisas que me dá realmente prazer é cozinhar para eles e ver o ar de satisfação enquanto comem o que intitulam (de sorriso torcido e em jeito de desafio) de "comida saudável"! :D 
Fiz-lhes esta sopa, não há muito tempo! Vésperas de workshop de sopas! Do deleite com que comiam o creme e das conchadas que se repetiram depois de uma primeira rodada...saiu a decisão! Era sopa para o workshop! 
E assim se pôs a caminho do workshop este maravilhoso creme de lentilhas super delicioso, diferente e rico em proteína, vitaminas e minerais! 
Experimentar não é uma opção...é uma obrigação! Mesmo! Vão adorar!




Ingredientes

♥ 1 Cebola grande

♥ 5 Dentes de alho

♥ 1 Fio de azeite

♥ 1 Batata-doce grande

♥ 1 Cenoura

♥ 1/2 Abóbora peanut

♥ 2 Folhas de louro

♥ 250 g de lentilhas vermelhas

♥ Sal marinho integral

♥ Pimenta preta q.b.

♥ 1 Colher de sopa de cominhos

♥ 1 Colher de chá de caril

♥ água q.b.






Preparação

♥ Comece por laminar grosseiramente a cebola e o alho. Transferira-os para uma panela e regue com um fio de azeite e um pouco de sal. Leve ao lume até a cebola amolecer.

♥ Junte agora a batata-doce, a cenoura e a abóbora cortados em cubos. Adicione o louro, cubra com água e tempere com sal e pimenta.

♥ Quando os legumes estiverem molinhos, junte as lentilhas e as especiarias (os cominhos e o caril) e deixe-as cozerem até ficarem bem amolecidas.

♥ Finalmente, uma vez cozidas as lentilhas, retire as folhas de louro e triture com a varinha mágica ou um processador até obter um creme homogéneo. Se necessário adicione água e reajuste os temperos.

♥ Está pronta esta belíssima sopa. Sirva com sementes de sésamo pretas. Bom apetite. 






PS: Eu bem sei que a fita diz "This took me hours to make"...mas não acreditem nela! Não é verdade! Na realidade este creme é mesmo super rápido de fazer! :D

Sem comentários:

Enviar um comentário