quinta-feira, 30 de junho de 2016

Tabbouleh (Salada de Bulgur)

Que me dizem a um Tabule (ou Tabbouleh)para o vosso jantar de hoje enquanto torcem aguerridamente por Portugal? Tens as cores de Portugal! :D
O Tabule é um género de uma salada típica libanesa feita com bulgur (há também quem faça com couscous) e alguns vegetais. O truque e o que lhe confere a diferença é de facto o tempero utilizado(feito com salsa, muita hortelã e sumo de limão) que dão a esta salada um sabor tão agradável, muito fresco e ao mesmo tempo leve! Gosto muito!
Pode perfeitamente ser um almoço ou jantar precisamente porque contém o bulgur (que é um cereal de que gosto muito e conto falar dele num próximo post breve) e os vegetais que são super importantes em qualquer refeição! A proteína não está tão presente aqui mas pessoal, os estudos dizem que sem dúvida alguma, consumimos muito mais proteína do que a que precisamos, portanto não justifica terem-na em todas as refeições!

PS: Esta não foi uma receita do workshop de receitas saudáveis para a praia, mas podia muito bem ter sido pois é super leve, deliciosa e prática de fazer e transportar! Façam-na! Vão gostar!




Ingredientes

♥ 125g bulgur


♥ Água a ferver(a mesma medida de bulgur) 

♥ Sal marinho integral

♥ Pimenta Preta

♥ ½ cebola roxa bem picadinha

♥ 1/2 pepino sem as sementes do meio, em cubos

 Tomates cherry em metades

♥ 1 molho de cebolinho

♥ 1 mão de salsa

♥ 1 mão bem cheia de hortelã

♥ Sumo de 1 limão

♥ 4 colheres de sopa azeite

♥ Sal marinho integral q.b.

♥ Pimenta preta q.b.




Preparação

 Comece por cozer o bulgur. Muito simples: numa taça que aguente elevadas temperaturas, coloque o bulgur cru e tempere com um pouco de sal e pimenta preta. Misture com uma colher e adicione então a água a ferver. Tape imediatamente com película aderente e reserve (cerca de 20 minutos). O bulgur irá crescer e absorver a água adicionada. À partida não será necessário escorrer, pois a água é que baste.

 Uma vez cozido o bulgur, destape o recipiente e mexa com um garfo. Coloque no frigorifico para servir frio (opcional).

 Entretanto corte todos os legumes como mencionado: o pepino, a cebola e o tomate. Adicione ao bulgur. 

 Pique as ervas aromáticas: o cebolinho, a salsa e a hortelã e adicione também.

 Finalmente tempere com o azeite, o sumo de limão, sal e pimenta preta e misture tudo com uma colher. 

 Reserve uns 15 minutos para que a salada absorva ainda mais os sabores dos temperos e sirva com uns raminhos de salsa. 





 Em minha casa os tons vermelhos não são de todo uma presença! Então tinha pensado que não ia comprar loiça vermelha, claro! Não combinava! Mas depois vi estes pratos lindos da DeBORLA e pensei...huuummmm posso sempre usar no natal. São tão giros! E assim não resisti a traze-los!
E falando no NATAL, já vos disse o quanto eu AMO O NATAL?! Ai gosto mesmo!

Sem comentários:

Enviar um comentário