terça-feira, 14 de junho de 2016

Creme de couve-flor e maçã ♥

Olá pessoas bonitas!  Vêm ai umas quantas receitas de comidinha para o verão e vamos começar por...adivinhem...algo que gosto bastante e que acho que é muito mais interessante do que a ideia de meter tudo para o tacho e triturar...já estão a ver o que é!?

Pois é...é sopa!!! É um creme de couve flor e maçã!!
(E com isto têm mais um belo uso para dar à vossa singela couve-flor)

Esta é uma receita bonita para vos por bonitos! É super saudável, com poucos ingredientes, muito pouco calóricA, fica linda e com um sabor muito bom (um toque adocicado) e é super leve para o verão! Para além de que tanto gosto dela quente como fria!
A guarnição do creme também lhe dá muito charme e aquele retoque final imprescindível: um mix de amêndoa laminada, quadrados de maçã e tomilho!
Espero mesmo que experimentem! 




Ingredientes

 1 cebola grande


 3 dentes de alho

 1 fio de azeite

 1 couve flor cortada em floretes

 1,5 maçãs reinetas

 1 folha de louro

 Água q.b.

 2 colheres de sopa de iogurte vegetal de amêndoa

 Sal marinho integral q.b.

 Pimenta preta q.b.

 Para a guarnição: 1/2 maçã cortada em cubos + 1/2 chávena de amêndoa laminada + Tomilho q.b.





Preparação

 Comece por descascar a cebola e o alho e corta-los em cubos. Coloque num tacho e junte um fio de azeite e um pouco de água (1/4 chávena) e leve ao lume para fazer um refogado suado.

DICA: É a exposição da gordura às altas temperaturas que estas atingem que cria substancias cancerígenas e prejudiciais ao organismo. Ao adicionar um pouco de água ao refogado estará a limitar esse aumento de temperatura a 100ºC até que toda a água se evapore...! Uma opção bastante mais saudável!

 Enquanto isso corte a couve-flor em floretes e a maçã em 8 partes (sem casca e sem caroços). 

 Uma vez molinha a cebola e o alho, junte a couve flor e a maçã, água quase a cobrir tudo, a folha de louro e tempere com sal e pimenta preta triturada no momento. Deixe ao lume o tempo suficiente para ficar tudo molinho (cerca de 20 minutos).

 Passado esse tempo, retire a folha de louro, junte o iogurte e triture tudo muito bem com uma varinha mágica ou com a bimby (ou outro robô de cozinha). Junte mais água se necessário (de acordo com a textura que quer dar ao seu creme) e reajuste temperos.

 Agora falta tratar da guarnição: numa frigideira coloque a amêndoa, a maçã e o tomilho e leve ao lume, mexendo sempre, até a amêndoa começar a ficar tostadinha.

 Sirva o creme numas tigelas lindas (como estas!!!) e espalhe um pouco da guarnição por cima! E já está! E está muito bom!





 A LOIÇA LINDÍSSIMA que eu usei no empratamento é da DeBORLA.

Sem comentários:

Enviar um comentário